Ambiente escolar
Ambiente escolar influencia aprendizagem docente e discente
O conhecimento do aluno, o desenvolvimento de sua capacidade, o uso de suas habilidades dependem de um ambiente que favoreça a aprendizagem e do desempenho do professor, que deverá proporcionar um “conjunto de ferramentas” culturais, a fim de favorecer o progresso mental.Os educandos desenvolvem-se enquanto aprendem. A escola, por sua vez, como instituição, organiza-se para garantir a aprendizagem de todos, comprometendo-se com ela e preservando-a, construindo um novo vínculo pedagógico, resgatando o sentido do estudo, mediante uma proposta pedagógica significativa e participativa.
A escola é um meio de vida social tão rico quanto a maioria dos ambientes profissionais. Sua função de socialização vai muito além da aquisição de uma cultura geral e seus efeitos sobre o comportamento refletem-se mais nos sentimentos e na percepção sensorial do que nos processos racionais proporcionados em ambientes controlados, como a sala de aula.
Eu valorizo a escola como ambiente de aprendizagem docente que permita trocas efetivas entre todos os elementos, ou seja, deve favorecer a comunicação.
Oriento a prática docente a favor de um ensino reflexivo, e também observo o ambiente de aprendizagem.Nós professores devemos ter consciência do que pretendemos (objetivos claros) e refletirmos constantemente sobre as conquistas e dificuldades dos nossos alunos, para, assim, melhor intervir, ajudando-os a progredir em seu aprendizado.
Comentários
Postar um comentário