O papel da família na formação de um leitor




A leitura vai além da decifração do código, ela está presente em todos os ambientes da nossa sociedade e é através dela que o indivíduo constrói o conhecimento, aperfeiçoa a escrita, amplia o vocabulário, entre outros aspectos que levam à reflexão e formação do senso crítico.
A leitura deve encontrar na família o espaço para se fortalecer, pois na maioria das vezes, é vista como algo enfadonho, incapaz de despertar interesse e que acontece de forma obrigatória, somente em lugares rígidos, como a escola.
Dentro do seio familiar a leitura é mais leve, prazerosa, cria e fortalece o vínculo entre pais e filhos, num primeiro momento com a observação de ilustrações, com a audição de cantigas de ninar, de histórias para dormir e, gradativamente, a criança vai sentindo-se com vontade de retribuir e contar ou ler suas próprias histórias.
A escola é, sim, um espaço social e cultural de extrema importância que deve capacitar a interpretar, construir e transformar todas as informações e aprendizados com os quais se deparam a cada instante. A escola é um lugar privilegiado para a construção da cidadania, possui papel relevante como mediadora entre o aluno e a leitura. Mas seu papel não se sobrepõe ao papel da família, pois deve dar continuidade, ampliar e sistematizar o processo iniciado no meio familiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O brincar é coisa séria

*HISTÓRIA LEILÃO DE JARDIM*