Falar  em alfabetização tem sido uma experiência maravilhosa,pois faz pouco tempo que eu me formei no magistério então cada sugestão,pesquisa,trabalho,trocas de idéias  com as colegas e professores(as) só tem a enriquecer o meu trabalho em sala de aula e fora também.
As vezes nós professores pensamos que é fácil desenvolver com a criança um trabalho de alfabetização ,mas não é ,pois dentro da alfabetização há vários tipos  de estágios(etapa),para sabermos realmente a que nível está a criança e pra mim conseguir entender o que são os estágios li muito,busquei recursos, e consegui entender um pouco do que realmente é alfabetização.
Alfabetização é um processo em construção .Pode ocorrer a alfabetização de várias maneiras.

Comentários

  1. E quais são os níveis cognitivos que envolvem a alfabetização? Como os identifica e que tipo de atividades desenvolve em cada um deles?

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  2. A linguagem verbal é somente uma das muitas formas de comunicação, a mais complexa. Nestes primeiros tempos da linguagem, faz-se necessário considerar a influência dos aspectos cognitivos neste processo.
    A comunicação, de um modo geral, é um processo evolutivo. O papel da
    linguagem no desenvolvimento cognitivo tem sido discutido por diferentes teóricos. As propostas cognitivistas contemplam, em geral, uma abordagem racionalista, isto é, pressupõe alguma capacidade inata.
    É entendida como parte da cognição.Dentro das linhas cognitivistas, o interacionismo ou construtivismo entende a linguagem como uma forma de representação, porque permite ao sujeito evocar verbalmente objetos e acontecimentos ausentes.
    Esta proposta valoriza o aspecto motor, uma vez que pressupõe o surgimento do simbolismo após a passagem pelos estágios do período Sensório-Motor.
    entendendo que o aparecimento do simbolismo depende da evolução da inteligência sensório-motora pré-verbal.
    A linguagem será construída mediante a interação entre criança e meio, mostrando-se como um reflexo das capacidades cognitivas.o surgimento da linguagem ocorre apenas no período
    representativo, em torno dos dois anos. Nesta idade, a criança desenvolve a função simbólica, que lhe permite representar mentalmente seus esquemas de ação. Pode-se entender então que são considerados pré-requisitos para adquirir linguagem a capacidade de permanência do objeto e, portanto, de representação. O surgimento da função simbólica permite à criança desenvolver a imitação diferida, o jogo, o desenho, as imagens mentais e finalmente, a linguagem.


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  3. Em minha sala de aula existem várias crianças em estágios diferente como por exemplo:
    Tenho 3 alunos que tem muita dificuldade, um deles é autista ele consegue desenvolver as atividades começando pelo lúdico,depois foi desafiando o próprio através da escrita e hoje eu posso dizer que ele está ortográfico-alfabético

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