Textos da interdisciplina Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica!

   
   Semana passada me detive a ler  mais profundamente os textos da Interdisciplina de "História", Maquinaria Escolar e (Des)encantos da modernidade pedagógica.     Através da atividade proposta percebi que os dois textos abordam o surgimento da escola, sendo que no texto de Clarice Nunes, (Des)encantos da modernidade pedagógica, o estudo é feito com ênfase.  Se nos determos no Estudo da História da Educação, podemos verificar alguns dos fatores que justificam o modelo de escola ainda presente hoje.        

A educação brasileira que tenta evoluir com a melhora dos índices tem sua origem na evolução da escolarização e educação brasileiras.Hoje, o grande desafio é garantir qualidade para todos. Impedir, por exemplo, que as crianças cheguem à quarta série sem saber ler e escrever. 

E antes que alguém coloque a culpa no sistema de ciclos (onde não há reprovação todo ano), vale dizer que ele existe apenas a partir da década de 90 e representa existe em pouco mais de 10% do total de escolas. Nossas crianças não estão aprendendo, seja em ciclos, seja em sistemas seriados, seja em qualquer outro sistema que tenha sido massificado.A comparação com o passado é desejável quando se acredita que é possível voltar a ter qualidade na escola pública.

 É preciso tomar cuidado, no entanto, para não deixar de considerar que estamos comparando duas escolas bem diferentes. Uma que, no passado, atendia aos ricos e outra que, atualmente, atende a todos.E hoje nas escolas públicas não existe esse negócio de ser rico,pobre,branco ou negro são todos iguais e tem os  mesmos direitos.

Tenho crianças de diversas situações financeira em minha sala de aula nem por isso trato diferente,pra mim todos são iguais.


Comentários

  1. Olá Colega, gostei de seu resumo do texto da Clarice Nunes! Pude perceber que assim como eu, você não citou outros autores que nos ajudam a enriquecer o texto!! Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O brincar é coisa séria

*HISTÓRIA LEILÃO DE JARDIM*