Refletiremos um pouco a respeito da SEXUALIDADE INFANTIL, abordando principalmente as questões de identidade e gênero.
Sexualidade Infantil
Muitas vezes escutamos frases como:
  •  Isso é coisa de menina.
  • Isso é coisa de menino.
  • Meu filho não vai brincar de boneca.
  • Não deixarei minha filha brincar com os carrinhos do irmão.
  • Só as meninas usam batom.
  • Só os meninos jogam bola.
  • Vou convidar só as meninas para a festa de minha filha.
Essas e outras afirmações, além de nossas atitudes diárias, retratam a forma que entendemos o feminino e o masculino, o que é de menina e de menino e, as crianças, estão observando tudo o que se passa ao seu redor e construindo suas “definições” a respeito do que é ser menina ou menino.
A infância é um período de grandes descobertas e muitas curiosidades em relação ao desenvolvimento da sexualidade. A sexualidade é construída por meio de nossa vivência social e cultural e manifesta-se através de atitudes, comportamentos, gestos e ultrapassa, portanto, a dimensão biológica, pois envolve emoção, afeto e imaginário.
 Desde cedo é importante que os pais possam dialogar sobre o tema sexualidade com os filhos, esclarecendo sobre as diferenças dos órgãos sexuais da mulher e do homem, os cuidados com o próprio corpo, a importância da higiene pessoal, o cuidado com as brincadeiras e toques no próprio corpo, os limites que devem ser dado aos outros para aprenderem a se preservar etc.As crianças vão observando e aprendendo o que são coisas de meninas e o que são coisas de meninos. O comportamento dos pais já anuncia as diferenças. Exemplo: As mulheres se maquiam, usam salto alto, fazem as unhas e os homens não. Os homens fazem a barba e gostam muito de assistir jogos de futebol na televisão. As crianças veem essas diferenças e repetem os comportamentos dos adultos nas brincadeiras. De certo modo, através do brincar, eles se colocam e experimentam os papeis estabelecidos pela sociedade. A partir das próprias brincadeiras infantis é possível observarmos como as crianças estão construindo seus conceitos a respeito da sexualidade e que papeis eles elegem para “imitar” e reproduzir.
Dentro da minha sala de aula acontece muito essa coisa de divisão meninos não gostam de brincar com meninas e vice-versa,explico que todas as brincadeiras quanto ao menino ou a menina podem brincar.
Mas ainda existe muito essa opinião,muitas vezes partem dos próprios pais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O brincar é coisa séria

*HISTÓRIA LEILÃO DE JARDIM*