Refletiremos um pouco a respeito da SEXUALIDADE INFANTIL, abordando principalmente as questões de identidade e gênero.
Muitas vezes escutamos frases como:
- Isso é coisa de menina.
- Isso é coisa de menino.
- Meu filho não vai brincar de boneca.
- Não deixarei minha filha brincar com os carrinhos do irmão.
- Só as meninas usam batom.
- Só os meninos jogam bola.
- Vou convidar só as meninas para a festa de minha filha.
Essas e outras afirmações, além de nossas atitudes diárias, retratam a forma que entendemos o feminino e o masculino, o que é de menina e de menino e, as crianças, estão observando tudo o que se passa ao seu redor e construindo suas “definições” a respeito do que é ser menina ou menino.
A infância é um período de grandes descobertas e muitas curiosidades em relação ao desenvolvimento da sexualidade. A sexualidade é construída por meio de nossa vivência social e cultural e manifesta-se através de atitudes, comportamentos, gestos e ultrapassa, portanto, a dimensão biológica, pois envolve emoção, afeto e imaginário.
Desde cedo é importante que os pais possam dialogar sobre o tema sexualidade com os filhos, esclarecendo sobre as diferenças dos órgãos sexuais da mulher e do homem, os cuidados com o próprio corpo, a importância da higiene pessoal, o cuidado com as brincadeiras e toques no próprio corpo, os limites que devem ser dado aos outros para aprenderem a se preservar etc.As crianças vão observando e aprendendo o que são coisas de meninas e o que são coisas de meninos. O comportamento dos pais já anuncia as diferenças. Exemplo: As mulheres se maquiam, usam salto alto, fazem as unhas e os homens não. Os homens fazem a barba e gostam muito de assistir jogos de futebol na televisão. As crianças veem essas diferenças e repetem os comportamentos dos adultos nas brincadeiras. De certo modo, através do brincar, eles se colocam e experimentam os papeis estabelecidos pela sociedade. A partir das próprias brincadeiras infantis é possível observarmos como as crianças estão construindo seus conceitos a respeito da sexualidade e que papeis eles elegem para “imitar” e reproduzir.
Dentro da minha sala de aula acontece muito essa coisa de divisão meninos não gostam de brincar com meninas e vice-versa,explico que todas as brincadeiras quanto ao menino ou a menina podem brincar.
Mas ainda existe muito essa opinião,muitas vezes partem dos próprios pais.
Dentro da minha sala de aula acontece muito essa coisa de divisão meninos não gostam de brincar com meninas e vice-versa,explico que todas as brincadeiras quanto ao menino ou a menina podem brincar.
Mas ainda existe muito essa opinião,muitas vezes partem dos próprios pais.
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